4.3 - Bancos (preferencial)
Nesta pasta, e em cada um dos respetivos anos/meses, devem arquivar/depositar todos os documentos digitais relativos a cada um dos pagamentos/recebimentos efetuados por banco evidenciados nos v/ extratos bancários:
a) Todos e cada um dos pagamentos/recebimentos por banco, que encontram-se na v/ área de cliente do v/ banco (homebanking), sendo somente necessário transferir os mesmos (pdf) para a referida pasta de Bancos.
b) Para os pagamentos por caixa (numerário), deverá existir um recibo, ou documento interno que de forma inquívoca identifique o pagamento em númerário (carimbo no documento com menção "pago por caixa/numerário") e extrato/lista de caixa que identifique cada um dos pagamentos em numerário.
c) Não pode haver documentos de pagamento com valores diferentes dos constantes nos extratos e sem identificar a entidade credora.
4.4. - Ou em alternativa à pasta de Bancos
4.4.1. - Pagamentos
Nesta pasta e em cada um dos respetivos anos/meses, devem arquivar/depositar todos os documentos digitais relativos a cada um dos pagamentos por banco cuja a data de pagamento seja posterior à data do documento que esteja a ser pago:
a) Todos e cada um dos pagamentos por banco, encontram-se na v/ área de cliente do v/ banco (homebanking), sendo somente necessário transferir os mesmos (pdf) para a referida pasta de pagamentos.
b) Para os pagamentos por caixa (numerário), deverá existir um recibo, ou documento interno que de forma inquívoca identifique o pagamento em númerário (carimbo no documento com menção "pago por caixa/numerário") e extrato/lista de caixa que identifique cada um dos pagamentos em numerário.
c) Não pode haver documentos de pagamento com valores diferentes dos constantes nos extratos e sem identificar a entidade credora.
4.4.2. - Recebimentos
Nesta pasta e em cada um dos respetivos anos/meses, devem arquivar/depositar todos os documentos digitais relativos a cada um dos recebimentos por banco ou caixa (numerário) evidenciados nos v/ extratos bancários e de caixa:
a) Todos e cada um dos recebimentos por banco, encontram-se na v/ área de cliente do v/ banco (homebanking), sendo somente necessário transferir os mesmos (pdf) para a referida pasta recebimentos.
b) Para os recebimentos por caixa (numerário), deverá existir um recibo, ou documento interno que de forma inquívoca identifique o recebimento em númerário (carimbo no documento com menção "recebido por caixa/numerário") e extrato/lista de caixa que identifique cada um dos recebimentos em numerário.
c) Não pode haver documentos de recebimento com valores diferentes dos constantes nos extratos e sem identificar a entidade devedora.
Informação: Movimentos de caixa - apenas se devem registar movimentos de tesouraria de caráter residual, devendo todas as operações, sejam de recebimentos ou de pagamentos, materialmente relevantes, ser movimentadas por contas bancárias, por contrapartida das respetivas contas a receber e a pagar (de terceiros).
4.5 - Operações diversas
Nesta pasta e em cada um dos respetivos anos/meses, devem arquivar/depositar todos os documentos digitais que não encontrem nas anteriores o seu enquadramento.
4.6 - Documentos partilhados
Nesta pasta e em cada um dos respetivos anos/meses, devem arquivar/depositar todos os documentos digitais que não sendo contabilizáveis, possuam importância para o apoio à execução da contabilidade da sua empresa. Exemplos: Extratos bancário, extrato de caixa, contratos, etc.
Modelos de mapas de operações de caixa:
Informação adicional:
- Os recibos de vencimento, bem como as guias para pagar ao Estado já são digitais
- Caso pretenda inserir assinaturas nos mesmos, poderá digitalizar o documento depois de assinado, ou por introdução de assinatura digital.
- Os comprovativos de pagamento (poderão ser cópia de cheque e/ou comprovativo de transferência bancária ou ainda documento interno de pagamento em numário).
- Qualquer documento que conste em suporte de de papel deverá ser digitalizado (OCR).
Embora não existam normas específicas de organização dos documentos a aplicar às empresas/entidades, a criação destas pastas visa familiarizar as empresas com os diários contabilísticos, permitindo-lhes com maior facilidade encontrar documentos em função dos extratos e diários fornecidos, e reduzir custos com os serviços de contabilidade.
Serviços da Alfisconta em ambiente Digital: